07/01/2012

TRABALHADORES DO COMÉRCIO
BIOGRAFIA
Em 1979, Sérgio Castro e Álvaro Azevedo (membros dos Arte & Ofício) dão corpo a um projecto paralelo a que chamam Trabalhadores do Comércio.
A característica principal do grupo era o facto de cantar em português, com sotaque à moda do Porto, enquanto os Arte & Ofício construíram toda a sua carreira cantando em inglês. Também havia a questão das letras das músicas, que tinham um certo humor.
O seu disco de estreia, editado em 1980, foi o single intitulado "Lima 5" (1), cujo refrão rezava: "Eu só paro lá no Lima 5, Sou um meu de grabatinha e brinco". A voz do grupo era a do sobrinho de Sérgio Castro, João Luís Médicis, então com 7 anos.
O grupo faz algumas primeiras partes dos Arte & Ofício e edita um novo single: "A Cançõm Quiu Abô Minsinoue" (traduzindo: A Canção Que o Avô Me Ensinou).
O primeiro álbum "Tripas à Moda Do Porto" foi gravado em Londres e contém o tema mais conhecido da banda: "Chamem A Polícia". Outros temas, onde o humor tem lugar marcado são "Atom Messiu, Comantalê Bu" ou "Paunka Roque", para além de "Birinha", "Sim, Soue Um Gaijo do Pôrto" e "Quem Dera".
O grupo toca muito num Bar do Porto chamado Chico's e tenta a edição de um EP "Alaibe At Chico's Bar" que nunca verá a luz do dia.
Em 1982 é editado o segundo LP, "Na Braza", que não conseguiu penetrar no grande público e o grupo suspende as suas actividades.(2) Temas deste disco são "Haxixa na Braza" e "Taquetinho Ou Lebas No Fucinho".
Em 1986, os Trabalhadores concorrem ao Festival RTP da Canção com o tema "Os Tigres De Bengala", que se classificaria em segundo lugar. Esta classificação faz reacender a vontade de voltar a gravar um novo disco. (3)
Sérgio Castro, que entretanto se mudara para Vigo (Galiza), onde se dedica à produção de grupos no seu próprio estúdio Planta Sónica, reagrupa a banda e grava "Mais Um Membro Para A Europa" [uma edição Tigres de Bengala] que inclui uma versão dum tema de Adamo, a que os Trabalhadores do Comércio deram o nome de "Molharei La Farture Dans Ta Tasse Chaude".
Depois de uma paragem de 4 anos o grupo volta a ressurgir em 1990, com João Luís Médicis já contando 17 anos e tocando baixo, e grava o disco "Sermões A Todo O Rebanho" que inclui os temas "Aim Beck USA", "Omo Sexual", "O Boto Útil (com Essa Nos Bais Fadando)", "Quem Toca Assim Num É Manco" (um solo de bateria de Azevedo) e uma versão de "Sex and Drugs and Rock'N' Roll" de Ian Dury justamente intitulada "Fado, Sexo e Vacalhau".
Novamente o humor a ser a imagem de marca dos Trabalhadores do Comércio, que veriam editado, em 1996 um CD-Duplo intitulado "O Milhor Dos Trabalhadores Do Comércio", que inclui um "Bónus Traque" de uma gravação renovada de "Chamem A Pulíssia".
Esporádicamente o grupo tem-se reunido para fazer espectáculos, sobretudo na sua cidade natal.(4)
ARISTIDES DUARTE / NOVA GUARDA
Nós tocámos aqui [na Galiza] em 1981, num festival, e tivemos como grupo de suporte os Siniestro Total, que estavam a começar. Depois disso, soubemos que havia grupos galegos a fazer versões do «Chamem a Polícia». Voltámos à Galiza em 1982, para outro festival, e em 1986, naquelas manifestações do irmamento Vigo-Porto, logo depois da entrada dos dois países na CEE. O grupo tinha uma certa aceitação e as pessoas também me conhecem, particularmente, porque estive nos Sémen Up, um grupo bastante importante a nível regional e nacional. Fui produtor desse grupo [no projecto paralelo Bombeiros Voluntários] em dois discos de «soul music» muito conhecido por aqui, que eram os Bombeiros Voluntários, e quando se referiam a mim, diziam que eu tinha sido o cantor dos Trabalhadores do Comércio.
Foram várias coisas [que levaram ao fim do grupo], mas é um bocado difícil estar a analisar isso agora. Na altura, eu não pensava nos mesmos termos em que faço hoje. Umas das coisas que nos fez acabar, em 1982, foi alguma preocupação em relação ao futuro, principalmente do João, que começava a atravessar uma fase crítica da sua vida. Quando ele voltou a mostrar interesse por isto, nós fizemos aquela brincadeira em 1986/1987, quando gravámos mais um álbum e fomos ao Festival da Canção. Aí, já havia outra dificuldades, pois eu e o Álvaro já estávamos aqui em Espanha, a montar o estúdio de gravação; o disco de 1990, «Sermão a Todo o Rebanho», foi mais uma brincadeira minha e do João, do que um disco dos TdC. Mas a verdade é que eu, de vez em quando, torno-me extremamente consciente de que começo a meter nojo, para pôr as coisas em português corrente. Há tipos com uma lata bestial, que são capazes de andar vinte anos a fazer a mesma coisa, a sacar a nota que aquilo vai andando. Se as pessoas receberem esta colectânea de uma forma positiva, até podemos vir a gravar um disco de originais lá para o fim do ano, como está previsto pela Polygram; mas também podemos chegar à conclusão de que estamos cansados desta história, que já não temos mais nada para contar. O que ninguém nos pode tirar é o gozo que temos, neste momento, em tocar ao vivo.
ENTREVISTA DE JORGE MANUEL LOPES A SÉRGIO CASTRO / BLITZ (1996)
(1) O single  "Lima 5", lançado pela independente Rádio Produções Europa, viria a ganhar o prémio de popularidade da revista TV Guia. A Rádio Produções Europa também publicou o disco "Marijuana" dos Arte & Ofício.
(2) Nesse ano o grupo decide interromper as actividades pelo facto do jovem cantor João ter entrado numa fase mais exigente da sua vida escolar. António Garcez e Sérgio Castro formaram, em 1984, os Stick que chegam a gravar o máxi-single "Como Um Herói" (1984) e o single "Olhos Nos Olhos/Nunca Mais" (1985).
(3) O convite para participar no festival surgiu da parte do Centro de Produção do Porto da RTP. Em 1986 ainda prepararam um novo LP, mas não chegaram a gravar. (em Pública)
(4) Juntam-se em 1998 para participar no Festival Roma Mega Rock. Em Setembro de 2002 tocaram em Vigo e Porto.  Álvaro Azevedo disse ao JN que várias  pessoas ligadas a editoras têm sugerido que se juntem outra vez. Porém, a vida particular não o permite, Sérgio vive em Vigo e João Luís em Inglaterra, mas sempre que haja oportunidade estão disponíveis para tocar.
Comemoraram os seus 25 anos com a inauguração da sua página na internet. Retomaram a sua actividade e em Maio de 2007 lançaram o álbum "Iblussom".
DISCOGRAFIA
Tripas à Moda Do Porto (LP, PolyGram, 1981) Na Braza (LP, Polygram, 1982) Mais Um Membro P'ra Europa (LP, TDB, 1986) Trabalhadores do Comércio (Compilação, Polygram, 1989) Sermões a Todo o Rebanho (LP, PolyGram, 1990) O Milhor dos Trabalhadores do Comércio (Compilação, PolyGram, 1996) Iblussom (2CD, Farol/TDB, 2007)
SINGLES
Lima 5/Que Me Dizes Au Cuncurso (Single, Rádio Produções Europa, 1980) A Cançõm Quiu Abô Minsinoue/A Chabala do Meu Curaçom/ (Single, Gira, 1980) Chamem a Policia/Sou Um Gajo do Porto (Single, Gira, 1981) pirata Chamem a Policia (Single, Polygram, 1981) Alaibe et Chico´s Bar (EP inédito, 1981) Os Tigres de Bengala S. F. R./No Baile de S. Bento (da Bitória)(Single, Transmédia, 1986) Chamem A Pulissia/Nel Ligeiro (Single, Polygram, 1996) Taquetinho Ou Lebas Nu Fucinhu (Single, Polygram, 1996) Febras  (Single, TDB, 2006)
COMPILAÇÕES SE
O Melhor de 2 - Trabalhadores do Comércio/Da Vinci (Compilação, Universal, 2001)
NO RASTO DE...
Sérgio Castro vive em Vigo onde  se dedica à sua empresa de material acústico. Participou no disco "Rio Abaixo" de António Garcez.
Álvaro Azevedo dedica-se à exploração de um bar-discoteca no Porto ("Estado Novo").
No início da década de 90, João Luís Médicis chegou a tocar baixo com os Pippermint Twist. Tirou o curso de Computação e Matemática. Depois esteve alguns anos em Londres a trabalhar. Regressou ao Porto onde é consultador mas dedicando mais tempo à música.
Miguel Cerqueira formou os Pippermint Twist. Trabalha na RTP-Porto.
Jorge Filipe voltou a tocar com o grupo em algumas das últimas aparições ao vivo dos TdC.

Sem comentários: